A Paróquia

          A Paróquia de Santo Antônio, fundada em 30 de dezembro de 1944, está localizada numa região muito privilegiada da cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, com sua sede fixada no coração da cidade, a paróquia de Santo Antônio é destaque e referência para o povo divinopolitano e para os visitantes da cidade.
À frente da paróquia desde sua fundação, estão os frades da Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis que fazem presença na cidade desde 1924, quando a região da Paróquia de Santo Antônio ainda pertencia a Paróquia do Divino Espírito Santo (hoje Catedral de Divinópolis). Daí o nome da paróquia.

   
Crescendo junto com a cidade, a paróquia criou uma identidade muito forte com os habitantes em geral e por isso é motivo de visitação de pessoas vindas de outras paróquias para missas, confissões, casamentos e batizados.
A Paróquia conta com três comunidades: Santo Antônio (localizada na área central de Divinópolis), São Geraldo (também na área central, porém um pouco mais afastada) e a comunidade Imaculada Conceição (no bairro Esplanada, junto ao centro da cidade). Cada comunidade tem sua identidade própria, porém sem perder a integração entre elas, posto que a comunidade paroquial tem sempre a ganhar com a união das três comunidades.
Os trabalhos desenvolvidos na paróquia são diversos, fruto de muitos anos de caminhada. São trabalhos dos mais comuns em paróquias – como o da liturgia –, até trabalhos mais específicos – como o centro do Bem-Estar.
Na área pastoral, temos leigos muito bem engajados e com participação efetiva no andamento da paróquia. Temos, no total, em torno de 42 movimentos pastorais em toda paróquia, que se destacam pela presença de leigos muito bem engajados e que fazem um belo trabalho levando a paróquia à frente, para cumprir suas “metas evangélicas”. São movimentos para todos os gostos!
Além das atividades exercidas, a paróquia conta com as Obras Sociais da Paróquia de Santo Antônio, fundada em 1960 por Frei Isidro Bottega que residiu em Divinópolis de 52 a 62. Em épocas anteriores, as Obras Sócias mantinha diversos projetos em diversas áreas. Atualmente, todos os projetos se concentraram em diversas creches que são mantidas por essa entidade.
Com uma devoção muito grande pelo seu padroeiro, a festa de santo Antônio é o marco da paróquia, onde ocorrem diversas celebrações apropriadas para a época e tendo as tradicionais barraquinhas no mês de junho para toda a comunidade paroquial se reunir e celebrar uma grande festa a seu querido padroeiro.
O atual pároco é Frei Francisco Duarte, substituindo o então pároco Frei Vicente Ronaldo, que foi  transferido.
Os paroquianos tentam fazer desse lugar, um lugar onde prevaleça o diálogo, a fraternidade e a alegria, tudo isso vindo de Jesus Cristo, o centro da paróquia e para qual todas as forças se voltam constantemente.
Caso queria visitar a Paróquia de Santo Antônio, sinta-se, desde já, bem acolhido e bem vindo. A nossa casa é a casa de todos que queiram fazer dessa terra, o começo do céu.

Oração de São Francisco: